Antes da formalização dos Serviços Gerais de A.A. no Brasil através da criação do CLAAB em 1969, o historiador Luiz M. relata em seu livro “Alcoólicos Anônimos no Brasil – Datas e fatos anotados”, que”Entre30 de outubro e 2 de novembro de 1965, foi realizada no Rio de Janeiro-RJ, a Primeira Convenção Nacional de A.A.com a presença de companheiros de diversos Estados do Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sul e principalmente do Rio. Os eventos foram realizados na sede do Pen Clube no Colégio Talmud Torah. Dito evento só pode ser realizado pelo apoio de diversos amigos de A.A., tais como: Dr. Francisco Laport, Embaixadores Paschoal Carlos Magno, e Dr. Oswald de Moraes Andrade”.
Embora nessa época não existisse uma estrutura formal de A.A. no Brasil conforme os procedimentos do Serviço Mundial de A.A., este evento faz parte da história de A.A. no Brasil e assim o reconheceu a Conferência de Serviços Gerais de 1982, em Fortaleza CE, quando a sua plenária aprovou a Recomendação nº 8 apresentada pela Comissão de Política e Admissões com o seguinte texto:
8.- . Recomenda-se a inserção nos anais históricos da JUNAAB do evento ocorrido em 1965 no Rio de Janeiro, então Estado da Guanabara, que constitui a Convenção Pioneira de Alcoólicos Anônimos no Brasil.
Com a estrutura de serviços de A.A. no Brasil em processo de formalização e adaptação ao Serviço Mundial de A.A., os primeiros eventos com o formato de Convenção assemelhada à estrutura sênior – EUA/Canadá, iniciaram-se no carnaval de 1974, em São Paulo SP, com a denominação de“Conclave Nacional”– somente iria ser chamada de“Convenção Nacional” a partir da VII Convenção Nacional, em Fortaleza CE, em 1982.
Todos os Conclaves e Convenções:
Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB
Rua Padre Antônio de Sá, 116 Tatuapé São Paulo – SP – CEP 03066-010
aa@aa.org.br
Segunda a Sexta – 08:00 às 17:30
+55 (11) 3229 – 3611